icea.med.br

Notícias

Avanços na cirurgia do joelho

28/09/2010 - 16h56m

Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Uma das técnicas inovadoras e muito utilizadas em cirurgias nos esportistas e atletas no CORE HCor é a aplicação do fator de crescimento. "O fator de crescimento é composto por um plasma rico em plaquetas retirado do sangue do próprio paciente e aplicado na articulação.

 

 

Ele irá proporcionar efeitos mais rápidos e precisos na cicatrização e tem a função de trabalhar juntamente com as células para reparar o local da lesão. Além de cicatrizar a lesão, alguns destes fatores de crescimento têm aplicações na reparação e regeneração de ossos", explica dr. Rene Abdalla, ortopedista que realiza aproximadamente 600 cirurgias de joelho por ano no HCor – Hospital do Coração.

Segundo pesquisas científicas, nos Estados Unidos ocorrem, em média, 100 mil lesões do ligamento cruzado anterior do joelho por ano. E, no Brasil, dr. Rene Abdalla, ortopedista do HCor opera cerca de 150 lesões por ano. Esta é a lesão mais freqüente encontrada em esportistas. Os traumas mais comuns que promovem lesão do LCA – Ligamento Cruzado Anterior – são as torções e "choques" direto contra o joelho, durante práticas esportivas (por exemplo esqui no primeiro caso e futebol no segundo).

"Nesses casos, o joelho é forçado a uma posição anormal resultando em ruptura de um ou mais ligamentos. Na maioria dos casos, quando ocorre lesão do LCA, o atleta sente uma sensação de "falseio", como se o joelho saísse do lugar, acompanhado por um estalo. O trauma de LCA está associado a inchaço, dor e incapacidade de continuar jogando. Após algumas horas, o joelho aumenta de volume (líquido intra-articular) e a marcha se torna dificultada. Esses sintomas são piores nos dois primeiros dias regredindo progressivamente", explica.

 

Fonte:revistavigor.com.br




Área Restrita

Webmail

Digite seu login nos campos abaixo:



Digite seu email e senha abaixo:


ICEA - Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas

Rua dos Rubis, 36 - CJ Manauense - N. S. Das Graças - Cidade / AM

As informações deste site são constantemente atualizadas pela equipe do ICEA. Ressaltamos que o ICEA reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.