icea.med.br

Notícias

Procedimento cirurgico de endometriose

29/09/2010 - 16h02m

Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

 Procedimento cirúrgico permite mais precisão e menos dor no pós-operatório e é indicado, principalmente, em casos de endometriose de alta complexidade e câncer ginecológico e, até mesmo, retirada do útero.

 


 

 

A cirurgia robótica chegou ao Brasil e, atualmente, os procedimentos com essa tecnologia avançam em diferentes áreas da medicina, nos centros hospitalares de excelência em território nacional. O uso do sistema cirúrgico com robô é considerado um procedimento minimamente invasivo e dos mais modernos no cenário mundial. A primeira cirurgia no Hospital Albert Einstein para o tratamento da endometriose no Brasil contou com a participação de uma ginecologista, Dra Rosa Maria Neme, e de um especialista no aparelho digestivo, Dr. Vladimir Schraibman, devido à complexidade do quadro clínico.
"A endometriose envolveu o intestino e a região atrás do útero (chamada retrocervical) e apresentava aderências do intestino neste nódulo. Foram desfeitas as aderências e a retirada do nódulo, que se encontrava atrás do útero e da parede do intestino. Tudo foi feito com muita precisão, pela equipe envolvida que contou com a presença do Dr. Vladimir Schraibman, gastrocirurgião especialista em cirurgia robótica", relata a Dra. Rosa Maria Neme (CRM SP-87844), graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência médica e doutorado em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo e Diretora do Centro de Endometriose São Paulo, primeira clínica no Brasil especializada no tratamento da doença.
"Este procedimento é uma importante evolução no tratamento da endometriose, permitindo à paciente maior precisão, mais segurança, menor sangramento, menor tempo de internação e menos dor pós-operatória. Nossa equipe e o Hospital Albert Einstein são novamente pioneiros no desenvolvimento e implantação desta tecnologia para atender as mulheres portadoras dessa doença", avalia Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304), especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e único orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System).
A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo e oferece detalhamento dos tecidos e melhor resultado cirúrgico, tanto para o médico como para o paciente.

 

Fonte:spaceblog.com.br





Área Restrita

Webmail

Digite seu login nos campos abaixo:



Digite seu email e senha abaixo:


ICEA - Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas

Rua dos Rubis, 36 - CJ Manauense - N. S. Das Graças - Cidade / AM

As informações deste site são constantemente atualizadas pela equipe do ICEA. Ressaltamos que o ICEA reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.