icea.med.br

Notícias

Procedimentos cirúrgicos padronizados: qual o caminho mais coerente?

12/10/2010 - 14h01m

Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Conheça os pontos fundamentais para a padronização dos procedimentos cirúrgicos

 

A prática de procedimentos cirúrgicos padronizados passou de exceção a padrão no relacionamento entre os hospitais e as operadoras de planos de saúde. Sendo uma estratégia muito utilizada para se obter maior competitividade no setor, devemos entender quais as bases para a sua constituição. Os procedimentos cirúrgicos padronizados são baseados em protocolos técnicos aprovados e reconhecidos pelas Sociedades Médicas de Especialidades. Todavia, convém ressaltar que protocolos cirúrgicos diferentes resultam em procedimentos cirúrgicos diferentes, a depender da metodologia adotada pelo cirurgião.

Ademais, imperioso destacar que mesmo com a adoção de um protocolo cirúrgico, há variações entre os procedimentos, como o tempo de execução da cirurgia, preferências medicamentosas, materiais utilizados, órteses, próteses, e o tipo de anestesia adotada, sem refutar da perícia técnica do cirurgião.

Outro ponto fundamental que devemos sempre levar em consideração é o paciente, que pode influenciar nos processos e produtos usados.

Uma conta hospitalar pode conter mais de 300 itens entre diária, taxa de sala, gasoterapia, medicamentos, materiais, procedimentos de enfermagem e outros. Portanto, não é tão simples a adoção dessa metodologia, nem para o hospital, nem para o cirurgião.

Para estabelecer os preços das cirurgias utilizando esse método, faz-se necessário considerar todos os aspectos técnicos e médicos dos procedimentos, garantindo sempre a qualidade da assistência ao paciente. Isto é uma regra básica.

O risco na adoção irrestrita de procedimentos cirúrgicos padronizados surge quando as operadoras de planos de saúde não analisam os aspectos técnicos e médicos relativos aos procedimentos, mas apenas a questão financeira. Como consequência natural deste raciocínio, o paciente pode ser prejudicado quando os valores estabelecidos são insuficientes para cobrir todos os custos do procedimento, o que pode resultar, inclusive, em perda da qualidade assistencial.

 

Fonte: saudebusiness

 





Área Restrita

Webmail

Digite seu login nos campos abaixo:



Digite seu email e senha abaixo:


ICEA - Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas

Rua dos Rubis, 36 - CJ Manauense - N. S. Das Graças - Cidade / AM

As informações deste site são constantemente atualizadas pela equipe do ICEA. Ressaltamos que o ICEA reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.