icea.med.br

Notícias

Os desafios da atividade médica

17/10/2010 - 19h54m

Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

A Medicina é uma ciência igualmente complexa e antiga. É só lembrar que os egípcios, ao mumificar os corpos, estudavam a anatomia humana. Já os gregos foram os pioneiros no estudo dos sintomas das doenças. Eles tiveram como mestre Hipócrates que, quase 2,5 milênios depois, ainda é considerado o pai da medicina. Aliás, até hoje, quando você vai a uma formatura de Medicina, faz-se o Juramento de Hipócrates. E ele é a base da ética da profissão.



Hipócrates viveu em uma época de filósofos como Sócrates e Platão, e praticamente criou os valores da Medicina. O verdadeiro médico, para cumprir os preceitos de Hipócrates, precisa seguir normas como: combater a raiz da enfermidade através de seus opostos; atuar habilmente; agir no organismo enfermo com equilíbrio e bom senso; oferecer ao doente a necessária educação; cuidar do indivíduo levando em conta sua singularidade, seu tipo físico, sexo, faixa etária, entre outros fatores; perceber o momento mais adequado de intervir no tratamento; levar em conta não só a fração do organismo afetada, mas o seu todo; sempre se deixar guiar pela ética.

Mas hoje podemos dizer que os desafios dos médicos são ainda maiores. Tudo começou quando o conhecimento médico foi invadido por uma enorme avalanche de dilemas éticos e morais trazidos pela Biotecnologia. Ninguém se atreve a não reconhecer os brilhantes avanços conquistados com o transplante de órgãos, a reprodução assistida e a terapia gênica. Mas ela trouxe as polêmicas, por exemplo, da medicina preditiva, que tem como proposta antever o surgimento de doenças, do uso de células-tronco e de óvulos congelados, dentre tantos outros temas tão debatidos pela opinião pública.

Não sabemos hoje com precisão o que a Medicina poderá fazer com seus poderosos computadores e novos conhecimentos. Mas estamos conscientes de que já começou uma fase de grandes conflitos, típica de momentos de mudanças. E temos certeza de que nossos médicos saberão, como sempre souberam, administrar bem este novo paradigma.

Para terminar, voltemos à comemoração do Dia do Médico. Sabe-se que 90% dos resultados médicos dependem diretamente de exames laboratoriais e da confiabilidade de seus laudos. Por isso, sentimo-nos parte desta comemoração e fazemos parte desta nova era de desafios. Agradecemos a dedicação dos médicos, que se esforçam em tentar melhorar a qualidade de vidas de todos aqueles que os procuram. Parabéns e saúde a todos vocês!


Fonte:saudebusinessweb.com.br





Área Restrita

Webmail

Digite seu login nos campos abaixo:



Digite seu email e senha abaixo:


ICEA - Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas

Rua dos Rubis, 36 - CJ Manauense - N. S. Das Graças - Cidade / AM

As informações deste site são constantemente atualizadas pela equipe do ICEA. Ressaltamos que o ICEA reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.