icea.med.br

Notícias

Semana alerta para cuidados com a voz

Ferramenta indispensável a mais da metade das profissões, a voz será tema de discussão a partir desta quarta-feira (13), em Manaus, com a realização da I Semana da Voz. O evento tem o objetivo de cha

12/04/2011 - 00h10m

Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Semana alerta para cuidados com a voz



Ferramenta indispensável a mais da metade das profissões, a voz será tema de discussão a partir desta quarta-feira (13), em Manaus, com a realização da I Semana da Voz. O evento tem o objetivo de chamar a atenção para a importância dos cuidados com a voz e alertar para a ocorrência de doenças que provocam danos à voz e à fala, incluindo a rouquidão e o câncer de laringe.


A Semana faz parte das atividades do Dia Mundial da Voz, 16 de abril, e é promovida pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) das Secretaraias de Saúde do Estado (Susam) e do município (Semnsa Manaus), em parceria com a Sociedade Amazonense de Otorrinoloringologia e a Coordenação do Curso de Fonoaudiologia das Faculdades Nilton Lins.


A abertura do evento será às 18 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com as paletras "A organização do trabalho e os impactos para a saúde vocal" e "Os agravos decorrentes do mau uso e abuso da voz". Os temas serão tratados pela fonoaudoóloga Betânia Cangussu, que integra o Cerest da cidade de Palmas (TO) e pelo otorrinolaringologista Alexandre Herculano Marcião. As palestras são voltadas para o público em geral, mas é necessário fazer inscrição pelso endereços saudetrabalhador@saude.am.gov.br ou cerest.manaus@pmm.am.gov.br ou pelos telefones (92) 32365015, 36541868.


A Semana também oferecerá de forma gratuita triagem otorrinolaringológica e fonoaudiológica. Os testes servem para avaliar a saúde da voz e serão feitos no hall das Faculdades Nilton Lins (Parque das Laranjeiras), com a participação dos alunos e professores, no dia 14 de abril a partir das 18 horas, e no Manaus Plaza Shopping, no dia 15 de abril a partir das 10 horas.


De acordo com o Cerest/AM, atualmente mais da metade das profissões tem a voz como ferramenta básica de trabalho, o que significa que uma parcela considerável dos trabalhadores é composta por "usuários vocais ocupacionais". Nesse grupo estão professores, cantores, atores, operadores de telesserviços, religiosos, políticos, secretárias, advogados, profissionais da saúde, vendedores, entre outros. Essas ocupações apresentam grande demanda vocal, com a combinação de uso prolongado da voz e fatores inapropriados do ambiente, como ruído de fundo, acústica ambiental e qualidade do ar inapropriadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Susam





Área Restrita

Webmail

Digite seu login nos campos abaixo:



Digite seu email e senha abaixo:


ICEA - Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas

Rua dos Rubis, 36 - CJ Manauense - N. S. Das Graças - Cidade / AM

As informações deste site são constantemente atualizadas pela equipe do ICEA. Ressaltamos que o ICEA reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.