icea.med.br

Notícias

Campanha contra a gripe começa na próxima segunda

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (25), com a meta de vacinar, no Amazonas, 450 mil pessoas. Neste ano, além dos idosos, devem ser vacinadas mulheres gráv

21/04/2011 - 18h52m

Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (25), com a meta de vacinar, no Amazonas, 450 mil pessoas. Neste ano, além dos idosos, devem ser vacinadas mulheres grávidas, crianças entre seis meses e dois anos, profissionais de saúde e indígenas de todas as faixas etárias. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde até o dia 13 de maio, data de encerramento da campanha em todo o país.


O Dia Nacional de Mobilização, considerado o Dia D da campanha, será em 30 de abril. Mais de 60 mil postos de vacinação estarão em funcionamento em todos os estados neste dia, com o objetivo de oferecer amplo acesso à imunização. O Ministério da Saúde fará a abertura das atividades a partir de Manaus, onde também ocorrerá o encerramento da Semana de Vacinação das Américas, com a presença do governador Omar Aziz, de autoridades locais e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de ministros dos países que integram a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), e representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).


Estrutura pronta - A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Izabel Nascimento, informa que toda a estrutura para a realização da campanha no Estado está pronta. A distribuição das doses para os 62 municípios amazonenses deve ser concluída até a próxima sexta-feira. "A capital e mais de 90% dos municípios do interior já receberam as vacinas".


Durante a campanha as vacinas serão oferecidas em todas as unidades básicas de saúde e, em Manaus, também nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e ao Idoso (Caimis). No Dia de Mobilização Nacional serão montados postos de vacinação em locais estratégicos, como escolas, igrejas e pontos comerciais. Em todo o Estado funcionarão aproximadamente 1,6 mil postos, com a mobilização de cerca de 7 mil pessoas. As vacinas serão aplicadas entre as 8h e as 17 horas.


Isabel Nascimento informa que a meta da campanha é atingir 80% do total da população alvo, estimada em 563 mil pessoas. Os idosos acima de 60 anos e os indígenas representam os maiores grupos focados pela campanha. No grupo de profissionais de saúde, só serão vacinados os que trabalham em unidades onde há aplicação das vacinas.


Proteção - Neste ano, a vacina será trivalente, com proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B. As crianças menores de dois anos e maiores de seis meses serão vacinadas em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses. Crianças fora desta faixa etária não precisam tomar a vacina. Os demais grupos alvo receberão apenas uma dose.


A coordenadora destaca que a estudos epidemiológicos mostram que 75% das infecções respiratórias em idosos e menores de dois anos ocorrem pelo vírus influenza. Em 2009, do total de internações por gripe e pneumonias, 24% foram em maiores de 60% e 19% em menores de dois anos.


Izabel Nascimento lembra que para evitar a gripe é importante manter os cuidados básicos de higiene, como as mãos com frequência com água e sabão, evitar tocar olhos, boca e nariz após contatos com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.


Esta é a 13ª campanha nacional contra a gripe.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Susam




Área Restrita

Webmail

Digite seu login nos campos abaixo:



Digite seu email e senha abaixo:


ICEA - Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas

Rua dos Rubis, 36 - CJ Manauense - N. S. Das Graças - Cidade / AM

As informações deste site são constantemente atualizadas pela equipe do ICEA. Ressaltamos que o ICEA reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.