icea.med.br

Notícias

Susam realiza seminário para discutir parceria com municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) abriu na última terça-feira (19), o I Seminário Estadual de Fortalecimento dos Colegiados de Gestão. O eventoi reuniu os representantes dos 62 municípios do Ama

21/04/2011 - 18h56m

Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte




A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) abriu na última terça-feira (19), o I Seminário Estadual de Fortalecimento dos Colegiados de Gestão. O eventoi reuniu os representantes dos 62 municípios do Amazonas, organizados em sete colegiados de gestão regional, com o objetivo de discutir parcerias que garantam melhorias na prestação de serviços de saúde e de fortalecer a atuação dos colegiados no processo de regionalização da saúde.


Durante o seminário foi apresentada a situação da saúde e da gestão nas regiões do Alto Solimões, Triângulo (Japurá, Juruá e Jutaí), Rio Negro e Solimões, Médio Amazonas, Baixo Amazonas, Entorno de Manaus e no Amazonas de forma global. No primeiro dia do evento serão apresentados os painéis "Papel dos Gestores na Construção Solidária e Cooperativa dos Colegiados de Gestão Regional" e " Regionalização no pacto pela saúde".


Além dos gestores municipais participaram do evento representantes dos Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde dos municípios (Conasems) e dos Estados (Conass), e das áres de planejamento e gestão, vigilância em saúde e recursos humanos do Estado e também da Secretaria Adjunta de Assitência à Saúde do Interior.


A proposta de implantação de escritórios estaduais de saúde está entre as propostas de incremento da gestão que serão discutidas no segundo dia do evento, quando também será avaliada a importância das Comissões de Integração de Ensino e Serviço (Cies).


De acordo com a diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Radja Costa, com o Seminário, o Governo do Estado espera reforçar entre os gestores municipais o seu papel e suas responsabilidades na oferta de serviços de saúde, além de estimular a adesão municipal ao Pacto pela Saúde, conjunto de ações e metas estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para incremento do setor e melhoria da qualidade da assitência. Também fazem parte dos objetivos do encontro, segundo a diretora, promover o intercâmbio de conhecimento entre gestores e a divulgação das políticas de saúde adotadas pelo Amazonas.


O Seminário foi realizado no auditório da Reitoria da UEA.  A abertura contou com a presença do secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Susam




Área Restrita

Webmail

Digite seu login nos campos abaixo:



Digite seu email e senha abaixo:


ICEA - Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas

Rua dos Rubis, 36 - CJ Manauense - N. S. Das Graças - Cidade / AM

As informações deste site são constantemente atualizadas pela equipe do ICEA. Ressaltamos que o ICEA reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.