icea.med.br

Notícias

Governo terá assessoria do Conass para capacitação de gestores

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass) vai assessorar o Governo do Amazonas na capacitação de gestores municipais para a organização da rede de assistência primária em saúde. N

02/05/2011 - 18h23m

Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Governo terá assessoria do Conass

para capacitar gestores de saúde



O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass) vai assessorar o Governo do Amazonas na capacitação de gestores municipais para a organização da rede de assistência primária em saúde. Nesta sexta-feira (29), o secretário Wilson Alecrim recebe uma equipe técnica do Conselho para uma reunião de trabalho com diretores e coordenadores da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O objetivo é definir a metodologia que o Estado vai utilizar no processo de capacitação de secretários de saúde e técnicos municipais e dar início à preparação da primeira oficina com esta temática, promovida em parceria com o Conass.


De acordo com Telma Amaral, gerente de Projetos e Estudos Técnicos do Departamento de Planejamento da Susam, a meta da Secretaria é fortalecer a assistência básica à saúde, executada pelos municípios. Processo que, segundo ela, requer o entendimento da política de atenção primária do SUS e das responsabilidades que cabem a cada nível de gestão.


Representantes das áreas de planejamento, regulação, vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica, assistência farmacêutica, administração e finanças, recursos humanos, além da Escola Técnica de Saúde do SUS, participaraão das discussões para a criação do modelo e conteúdo de capacitação.


O secretário Wilson Alecrim destaca que cabe ao Estado apoiar os municípios para que sejam oferecidos serviços de qualidade à população e para que a gestão da saúde seja qualificada. "Temos diversas ações neste sentido, que foram intensificadas com a criação do Pacto pela Saúde, por meio do qual várias estratégias de asistência e organização do sistema foram revistas e modernizadas."


A atenção primária tem como foco as ações de promoção, prevenção e vigilância, o que inclui vacinação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, alimentação e nutrição, atenção a fatores de risco para doenças prevalentes nas diversas faixas etárias e grupos específicos da população, diagnóstico e tratamento de casos com baixa complexidade, além do controle e prevenção de doenças endêmicas, como a dengue e a malária. "A atenção básica é a porta de entrada do sistema de saúde e é a partir dela que a rede de atenção deve ser construída, com respeito às especificidades de cada lugar", explica o secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa SUSAM

 




Área Restrita

Webmail

Digite seu login nos campos abaixo:



Digite seu email e senha abaixo:


ICEA - Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas

Rua dos Rubis, 36 - CJ Manauense - N. S. Das Graças - Cidade / AM

As informações deste site são constantemente atualizadas pela equipe do ICEA. Ressaltamos que o ICEA reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.